SD-WAN

O QUE É SD-WAN?
SD-WAN (Software Defined Wide Area Networking) é uma particularização do conceito SDN (Software Defined Networking) para as telecomunicações de âmbito nacional, internacional ou intercontinental. Este conceito corresponde a uma arquitetura de redes de telecomunicações em que o controlo e gestão da rede é independente da sua infraestrutura. Se quisermos fazer uma analogia com os computadores, é o mesmo que dizer que os Sistemas Operativos e Aplicações (software) são independentes do computador (hardware). Por outro lado, ao contrário das redes tradicionais, que apenas “vêm” tipos de dados, sendo agnósticas às Aplicações, o SDN permite interagir com as Aplicações de Negócio.

SD-WAN

PORQUE SURGE AGORA O SDN E O SD-WAN?
Porque, finalmente, os computadores genéricos têm rapidez, memória, fiabilidade, dimensão física e preço adequados para substituírem os componentes inteligentes das redes de comunicações que eram concebidos especificamente para o efeito (routers, firewalls, entre outros) e que, para terem desempenho, usavam programação específica e linguagens proprietárias, intimamente relacionadas com o hardware.

QUAIS OS BENEFÍCIOS TÉCNICOS DO SDN E DO SD-WAN?
O principal benefício resulta de que a inteligência e controlo das redes passa a ser muito mais centralizada, com o inerente aumento de agilidade, fiabilidade, segurança e economia. Um segundo benefício resulta da redução de dispositivos físicos, o que também aumenta a simplicidade, agilidade e economia. Por exemplo, ao invés de serem necessários, em cada escritório ligado à rede, um router e uma firewall, passamos a ter um único dispositivo, um computador genérico que, por software, pode virtualizar as duas funções.

QUAIS OS BENEFÍCIOS PARA AS EMPRESAS DO SD-WAN?
O principal benefício resulta do aumento da inovação e da concorrência decorrentes da entrada de novos participantes neste mercado, com mais serviços, melhores serviços e serviços mais baratos. A estas empresas que, não sendo operadores de telecomunicações, fornecem serviços de sobre a infraestrutura gerida por operadores, chama-se OTT (Over The Top). Dois dos exemplos mais conhecidos, são o Skype e o Whatsapp, que fornecem serviços de comunicação escrita (chat), serviços comunicação de voz e serviços de vídeo sobre a infraestrutura Internet que é disponibilizada aos Clientes pelos Operadores de Telecomunicações tradicionais. Nesta senda, começam a surgir no mercado soluções para redes empresariais globais (WAN) alternativas aos tradicionais serviços IP-VPN (sobre Internet ou MPLS), com maior e mais fácil integração com os níveis aplicacionais.

POSSO MONTAR A MINHA REDE SD-WAN?
Pode. Mas será que quer? No mercado existem ofertas de dispositivos terminais (computadores) e software que lhe permitem montar a sua própria SD-WAN.
Se bricolage não é a sua vocação nem a sua missão e se pode simplificar contratando um serviço a especialistas, para que vai complicar? Faça bem as contas, não se esqueça de ponderar os custos escondidos, para se certificar que a decisão de fazer em casa tem racionalidade económica e financeira.

COMO PODE A CLOUD365 AJUDÁ-LO?
A Cloud365 é Revendedor Autorizado da ARYAKA e Agente Platinum da COLT. Se a sua opção é beneficiar das vantagens de uma solução SD-WAN contratando um serviço de elevada qualidade, está no sítio certo. Só temos que analisar consigo qual a Solução que melhor satisfaz os seus objetivos. Contacte-nos.

Deseja saber mais sobre SD-WAN?
Teremos todo o gosto em esclarecer!





Publicações Associadas

Conheça os nossos Serviços

Com base na experiência adquirida no mundo empresarial, construímos um portfólio de produtos e serviços pensados para a agilidade e produtividade.