RPA

Se está interessado em avaliar o interesse de RPA para a sua Organização, a Cloud365 pode ajudá-lo a qualificar as suas necessidades, a selecionar a tecnologia adequada e a envolver os Serviços Profissionais mais competentes. Garantimos o atingimento dos seus objetivos. Consulte-nos!

 

O que é RPA?
RPA – Robotics Process Automation, é uma tecnologia que lhe vai permitir automatizar tarefas rotineiras, repetitivas e estruturadas que se realizem sobre aplicações informáticas.

Por exemplo:

  • Comunicar informação a múltiplas aplicações e entidades (ERP, Segurança Social, Companhia de Seguros, criar novo utilizador nas aplicações internas, etc.) sempre que um novo Colaborador ingressa na Empresa, ou tarefas semelhantes sempre que um Colaborador abandona a Empresa;
  • Recolher dados de aplicações web externas (por exemplo, de Registos Comerciais, de Processos Legais, de Entidades Supervisoras, de Entidades Reguladoras, de aplicações disponibilizadas por Clientes aos seus Fornecedores, etc) que sejam necessários para as atividades e processos internos da Empresa;
  • Produzir relatórios periódicos cuja informação (dados, gráficos, imagens), têm origem em múltiplas fontes.

 

Qual o Valor Acrescentado de implementar RPA na sua Organização?

A solução de RPA acrescentará valor em, fundamentalmente, duas áreas:

  • Aumento da eficiência: execução das tarefas com menos recursos e/ou mais rapidamente.
  • Aumento da eficácia: redução significativa a taxa de erros associada à execução das tarefas, uma vez que o principal alvo são tarefas executadas por operadores humanos.

Para avançar com um projeto de RPA deve, primeiro, quantificar o valor acrescentado para a Empresa. Essa avaliação envolve, tipicamente, os seguintes passos:

  1. Entendimento claro das áreas funcionais onde o RPA pode acrescentar valor;
  2. Eleição de um conjunto inicial de processos com aparente potencialidade para beneficiarem de RPA, em função dos objetivos prioritários da Organização.
  3. Análise detalhada de cada processo para estimar o valor acrescentado resultante da adoção de RPA.
  4. Elaboração de um ‘ranking’ dos processos em função do valor acrescentado pelo RPA e seleção daqueles que serão objeto de robotização. Tipicamente, dividem-se os processos em várias fases de robotização, começando por aqueles onde esta acrescenta mais valor.

 

Fatores de sucesso de um projeto de RPA

Deve considerar três importantes fatores para uma implementação de RPA com sucesso:

  • Escolha da tecnologia adequada às necessidades da Organização, dentro das várias tecnologias disponíveis no mercado;
  • Recorrer a profissionais devidamente qualificados na tecnologia e experimentados na análise e automatização de processos envolvendo RPA;
  • Ter uma equipa interna da empresa, composta por profissionais funcionais e informáticos, devidamente enquadrada e comprometida com os objetivos do Projeto.

Para mais informações, contacte-nos. Será um prazer avaliar os benefícios que o RPA poderá levar à sua Organização e partilhar consigo os muitos casos de sucesso noutros Clientes.

Deseja saber mais sobre RPA?
Teremos todo o gosto em esclarecer!





Publicações Associadas

Conheça os nossos Serviços

Com base na experiência adquirida no mundo empresarial, construímos um portfólio de produtos e serviços pensados para a agilidade e produtividade.